Logo - MDGP

Empreendimentos ampliam conexão com a natureza através da arquitetura biofílica

 

Empreendimentos ampliam conexão com a natureza através da arquitetura biofílica

Você já se sentiu revitalizado após um dia inteiro em contato com a natureza? Saiba que isso não se trata de uma simples coincidência.

O sentimento de bem-estar, aconchego e relaxamento proporcionado pelas áreas verdes é real – e se tornou um grande incentivador na busca pela qualidade de vida.

Hoje, ao buscar um novo lar, os moradores dão prioridade aos empreendimentos que fortalecem essa conexão. E é aí que entra a arquitetura biofílica!

Ainda não sabe o que ela representa? Continue lendo o artigo para descobrir.

Qual é o conceito da arquitetura biofílica?

Com o objetivo de transformar a relação que possuímos com a natureza, a arquitetura biofílica pode ser aplicada tanto no design de interiores quanto no paisagismo. 

E o seu próprio nome, de origem grega, significa "amor às coisas vivas". Portanto, já podemos imaginar do que se trata, certo? 

Mas o seu conceito vai muito além de levar a natureza para os empreendimentos através da decoração! Ele se inicia desde a construção dos imóveis até a escolha de materiais ecológicos, como a madeira certificada e as tintas naturais. 

Ou seja, além de reduzir o impacto ambiental, também permite criar ambientes mais saudáveis e livres de substâncias tóxicas aos moradores. 

E para quem tem interesse em aplicar a arquitetura biofílica de uma forma diferenciada, ainda é possível utilizá-la para estimular os sentidos através do som da água, de texturas e de aromas naturais. 

Na prática: características da arquitetura biofílica

Marcados pelo uso de materiais naturais, os projetos da arquitetura biofílica são altamente recomendados para quem deseja relaxar em ambientes elegantes e personalizados. 

Confira, a seguir, seus principais aspectos:

Ampla Iluminação natural

Grandes janelas são utilizadas para valorizar o contato com a luz do sol, arejar os ambientes e favorecer a contemplação da paisagem.

Como consequência da iluminação, o ciclo circadiano é regulado, melhorando o nosso relógio biológico. 

Composição com materiais naturais

Os revestimentos em madeira, bambu e pedra ajudam a trazer a natureza para dentro de casa – especialmente quando são utilizados da mesma forma que costumam ser encontrados nas áreas verdes.

Presença de plantas

Consideradas as mais famosas nos projetos de arquitetura biofílica! Podem ser colocadas tanto nos ambientes internos, nas varandas ou nas áreas externas. 

Em sua maioria, são utilizadas espécies tropicais por se adaptarem facilmente ao nosso clima – e possuírem aspectos exóticos, além de flores ou folhas coloridas que dão um toque especial ao projeto.

Paleta de cores personalizada

Para complementar a decoração, os contrastes e combinações de cores são boas opções. 

Destacam-se os tons terrosos – especialmente os verdes e os marrons – para intensificar a experiência de imersão no empreendimento. 

Principais benefícios da arquitetura biofílica

Agora que você já compreendeu o conceito da arquitetura biofílica e como aplicá-la ou identificá-la nos ambientes, chegou a hora de conhecer as principais vantagens de viver em um imóvel com essas características. 

O primeiro ponto é que, ao se conectar com a natureza, o seu bem-estar é intensificado e o estresse da rotina é reduzido, favorecendo uma melhor qualidade de vida. 

Além disso, estar em contato com áreas verdes e naturais aumenta a concentração, a criatividade e a produtividade – sendo uma ótima opção para quem possui escritório em casa. 

E, por fim, o aconchego fará parte de todos os cômodos do seu lar, valorizando os momentos de descanso e proporcionando mais energia no dia a dia. 

Onde encontrar imóveis com arquitetura biofílica em Curitiba?

Está à procura de um novo lar e ficou interessado pela possibilidade de ter a natureza mais próxima da sua família? 

Na MDGP, trabalhamos com projetos autorais que são focados no bem-viver e na sustentabilidade – além de serem adaptados às necessidades de cada cliente. 

Hoje, contamos com dois imóveis à venda que valorizam amplamente a natureza, desde sua construção e materiais escolhidos até um entorno repleto de áreas verdes para admirar.

Quer saber mais sobre o Amira Cabral e o Andáz Cabral? Clique aqui e conheça os principais diferenciais de cada um.

Compartilhe